A edição deste ano propõe inserir os estudantes de escolas friburguenses na produção de curtas-metragens que tomam como base o tema “O Futuro em minhas Mãos Aqui e Agora”. Esta é uma maneira de fomentar a participação dos estudantes neste debate de importância singular na construção de uma nova sociedade, além de abrir as portas da sétima arte para a vida destas pessoas.
Através de oficinas de roteiro, direção, produção e trilha sonora, oito escolas de Nova Friburgo produzirão um curta-metragem que será exibido para o grande público no encerramento do festival, dia 28 de setembro de 2024.
Sob a tutela de Alan Andrade, escritor roteirista e produtor, os alunos participantes aprenderam os fundamentos da escrita de um roteiro, arco narrativo, construção de personagem, jornada do herói e formatação.
Formando assim uma base sólida para transformarem suas redações em roteiros de curtas-metragens.
Na Oficina de Direção e Produção os alunos participantes aprenderam na prática, com o diretor e produtor friburguense, Luciano Santos, como funciona um set de filmagem e com isso deram mais um passo para transformar suas redações em curtas-metragens.
C. E. Emilia Roschemant
C. E. Dr. João Bazet
C. E. Carlos Maria Marchon
CEFFA CEA Rei Alberto I
Colégio Nossa Senhora das Dores
Educandário Miosótis